SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Medo da maturidade no rastreamento de transtornos alimentares através do EDI-3 numa população não-clínicaO teste dos três personagens: um teste projetivo a ser validado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

FURLAN, Fabiola Luciana de Paula et al. Depressão em gestantes cardiopatas e sua influência no vínculo materno-fetal. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.1, pp. 39-60. ISSN 2175-3547.

Objetivo: Avaliar a presença ou não de depressão em gestantes cardiopatas; avaliar o vínculo materno-fetal existente entre gestantes cardiopatas e verificar se o vínculo materno-fetal pode ser fator de risco para depressão. Método: foram entrevistadas 20 gestantes cardiopatas, sendo 10 de ambulatório e 10 internadas na enfermaria da Divisão de Clínica Obstétrica - HCFM USP, através da aplicação de entrevista semi-dirigida e Prime-MD. Resultados: 75% do total das pacientes entrevistadas relataram aspectos positivos em relação aos sentimentos associados ao momento em que o bebê se mexe, o que provavelmente demonstra um bom vínculo mãe-bebê. Com relação ao diagnóstico de depressão, a avaliação do Prime-MD mostrou que 90% das mulheres não apresentaram sintomas suficientes para caracterizar a doença. Conclusão: Não foi diagnosticada depressão entre as gestantes cardiopatas, o que possivelmente se relacione ao desenvolvimento de um bom vínculo mãe-bebê. Desta forma, conclui-se que o vínculo afetivo mãe-bebê pode estar associado à depressão.

Palavras-chave : Gestação; Cardiopatia; Depressão; Vínculo materno-fetal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )