SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1O teste dos três personagens: um teste projetivo a ser validadoO paradigma stroop em uma amostra de idosos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

GASCON, Maria Rita Polo et al. Desempenho de uma amostra da população adulta saudável com alta escolaridade em testes atencionais. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.1, pp. 77-92. ISSN 2175-3547.

Introdução: Este artigo constitui uma investigação das funções atencionais em uma amostra da população adulta saudável com alta escolaridade. Objetivo: Avaliar o desempenho de uma amostra da população adulta saudável com alta escolaridade em testes neuropsicológicos atencionais. Método: Foi realizada avaliação neuropsicológica de 20 mulheres provenientes da comunidade saudável de São Paulo, de 30 a 44 anos, com escolaridade acima de 17 anos, sem história prévia de transtorno psicótico ou esquizofrenia, quadros neurodegenerativos, institucionalização e sem tratamento neurológico para alterações cognitivas. Utilizou-se os testes TMT e Stroop para avaliar as funções atencionais. Resultados: A análise estatística dos resultados revelou que pessoas com menores idades e maior grau de escolaridade obtiveram melhor desempenho em tarefas atencionais. Conclusão: Os resultados sugerem a influência do grau de escolaridade e da idade como uma possível explicação para os resultados obtidos nos testes.

Palavras-chave : Funções atencionais; TMT; Stroop; Avaliação neuropsicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )