SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Performance of healthy adult population and highly educated the attentional functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

KLEIN, Margarete et al. O paradigma stroop em uma amostra de idosos brasileiros. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.1, pp. 93-112. ISSN 2175-3547.

Objetivos: Verificar o efeito Stroop, a influência da escolaridade, do QI e da idade em uma amostra de sujeitos idosos da população brasileira. Métodos: Foram incluídos 61 idosos saudáveis com idades entre 60 e 85 anos, do estado de São Paulo e com escolaridade entre 2 e 18 anos. A amostra foi estratificada por faixa etária e também por faixa de escolaridade (2 à 8 anos e de 9 à 18 anos). Resultados: A análise revelou um desempenho geral inferior ao da referência normativa da amostra canadense. O desempenho mostrou-se melhor quando estratificou-se por escolaridade, apesar de manter padrão inferior. Os desvios-padrão mostraram-se mais amplos na amostra estudada e um menor efeito de interferência foi encontrado. Há correlações significativas entre as variáveis escolaridade e QI com o desempenho, porém sem significância entre idade e desempenho.Conclusão: Os resultados sugerem a influência da escolaridade/QI no desempenho, mas não da idade.Há variabilidade de desempenho necessitando-se mais estudos com amostras mais amplas da população brasileira.

Keywords : Stroop; Idosos; Funções executivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )