SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Desempenho de uma amostra da população adulta saudável com alta escolaridade em testes atencionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

KLEIN, Margarete et al. O paradigma stroop em uma amostra de idosos brasileiros. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.1, pp. 93-112. ISSN 2175-3547.

Objetivos: Verificar o efeito Stroop, a influência da escolaridade, do QI e da idade em uma amostra de sujeitos idosos da população brasileira. Métodos: Foram incluídos 61 idosos saudáveis com idades entre 60 e 85 anos, do estado de São Paulo e com escolaridade entre 2 e 18 anos. A amostra foi estratificada por faixa etária e também por faixa de escolaridade (2 à 8 anos e de 9 à 18 anos). Resultados: A análise revelou um desempenho geral inferior ao da referência normativa da amostra canadense. O desempenho mostrou-se melhor quando estratificou-se por escolaridade, apesar de manter padrão inferior. Os desvios-padrão mostraram-se mais amplos na amostra estudada e um menor efeito de interferência foi encontrado. Há correlações significativas entre as variáveis escolaridade e QI com o desempenho, porém sem significância entre idade e desempenho.Conclusão: Os resultados sugerem a influência da escolaridade/QI no desempenho, mas não da idade.Há variabilidade de desempenho necessitando-se mais estudos com amostras mais amplas da população brasileira.

Palavras-chave : Stroop; Idosos; Funções executivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )