SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Aspectos psicossociais da gestação múltipla: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

RIBEIRO, Cristiana Mara; GASCON, Maria Rita Polo; MORETTO, Maria Livia Tourinho  e  DE LUCIA, Mara Cristina Souza. Estudo introdutório sobre transtorno de humor e a autoestima de mulheres com doenças dermatológicas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.2, pp. 02-23. ISSN 2175-3547.

A pele é o primeiro órgão de contato com o exterior e o meio estruturante na formação da autoimagem, podendo, as afecções, comprometer a forma como o sujeito se vê e se relaciona com os outros, desencadeando ou intensificando perturbações no estado de humor. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar a presença de Transtorno de Humor (ansiedade e depressão) em uma amostra de 47 mulheres internadas em uma Enfermaria de Dermatologia de um Hospital Universitário, bem como avaliar o impacto das doenças dermatológicas na autoestima e autopercepção. Foram utilizados três instrumentos: Mini Mental, Questionário Sócio-demográfico e PRIME-MD. Foi observada a frequência 53,2% de depressão e 59,6% de ansiedade e que as desordens na pele influenciam na saúde mental e física das pacientes, estando presentes sentimentos de inadequação e atitudes de isolamento e apatia.

Palavras-chave : Dermatologia; Mulheres; Doenças de pele; Transtornos de humor; Autoestima.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )