SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Caregivers also get sick?: Psychic suffering and probability of family illness caregivers on a general pediatric unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

ALVES, Fernanda Ota et al. Avaliação da atenção sustentada e alternada em uma amostra de adultos saudáveis com alta escolaridade. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.2, pp. 89-105. ISSN 2175-3547.

Este estudo objetivou avaliar o desempenho das funções atencionais sustentada e alternada em uma amostra da população brasileira adulta e com alta escolaridade. Foram avaliados 14 sujeitos entre 45 e 59 anos e com nível de escolaridade igual ou superior a 18 anos. A avaliação foi realizada através de entrevista semiestruturada, MEEM, escala de ansiedade e depressão e uma bateria de testes neuropsicológicos, com enfoque no Trail Making Test. Foi realizada uma análise descritiva, tanto no TMT A quanto no TMT B e os resultados situaram-se dentro do esperado às faixas etárias dos sujeitos. Tais dados corroboram estudos que apontam a influência do tempo de escolaridade sobre a realização e aprendizado de uma tarefa cognitivo-motora e podem contribuir às futuras comparações de desempenho entre as diversas faixas etárias, uma vez que ainda são escassos os achados que avaliam as faixas etárias intermediárias.

Keywords : Atenção; Adultos saudáveis; Escolaridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )