SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Aspectos da sobrecarga em cuidadores de pacientes terminais por câncer: revisão de literaturaAvaliação dos níveis de estresse psicológico em médicos residentes e não residentes de hospitais universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

DORO, Maribel Pelaez et al. Grupo de apoio para pacientes e familiares do serviço de transplante de medula óssea. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp. 47-74. ISSN 2175-3547.

Esse artigo é um relato da experiência resultante das reflexões pertinentes e aprendizagens originárias nos grupos de pacientes adultos e familiares do ambulatório de Transplante de Medula Óssea. OBJETIVO: Constituir um grupo informativo-reflexivo na sala de espera. MÉTODO: Encontros semanais de uma hora sob a coordenação da psicóloga são ofertados para aqueles que demonstram interesse em trocar experiências e dúvidas. O grupo é aberto, tem novos e antigos participantes. RESULTADO: Os participantes apresentaram preocupações, complacência, medos, fé, alegrias, tristezas nas perdas, ameaças reais e imaginárias. A espera de um doador é dolorosa e incerta e relataram dificuldades em relação ao filho adolescente que cresceu, mas requer vigilância constante. CONCLUSÃO: O grupo funciona como espaço continente das vivências propiciando resultados favoráveis em relação ao bem-estar dos participantes. Pensar sobre as ações e reações perante as adversidades da vida contribui para o aproveitamento dos recursos internos e o enfrentamento dos adventos oriundos do binômio doença-saúde.

Palavras-chave : Grupo de apoio; Pacientes e familiares; Transplante de medula óssea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )