SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Support group for patients and families at the bone marrow transplantation unitAssessment of mnestic and attentional functions in a sample of healthy elderly engaged in regular physical activity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

KATSURAYAMA, Marilise et al. Avaliação dos níveis de estresse psicológico em médicos residentes e não residentes de hospitais universitários. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp. 75-96. ISSN 2175-3547.

O estresse laboral é uma das maiores preocupações nos centros de trabalho, já que as manifestações repercutem na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. Dentre as consequências mais reconhecidas está a Síndrome de Burnout. Este artigo é um relato de pesquisa realizado nas dependências dos Hospitais Universitários da Universidade Federal do Amazonas com objetivo de avaliar o estresse psicológico e burnout dosmédicos residentes e não residentes através do Inventário de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Burnout de Maslach. Dos médicos residentes, 70% encontravam-se estressados; possuíam níveis baixos de Realização Pessoal. Quanto aos médicos não residentes, 87,9% não possuíam estresse. Os resultados evidenciam a necessidade da implantação de um serviço de apoio ao profissional da área da saúde, visto que este está sujeito a uma tripla tarefa: de cuidar dos indivíduos que o procuram, lutar contra as doenças da sociedade e atender às necessidades de si próprio.

Keywords : Estresse; Síndrome de burnout; Estresse; Residência médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )