SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Acompanhamento de pacientes internados e processos de humanização em hospitais gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SANTOS, Niraldo de Oliveira et al. Vigorexia, uso de anabolizantes e a (não) procura por tratamento psicológico: relato de experiência. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 02-15. ISSN 2175-3547.

O uso recreacional e indiscriminado de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) pode estar associado com condições clínicas envolvendo alterações da imagem corporal ou, simplesmente, responder ao desejo da conquista de um corpo esculpido em curto período de tempo. Este trabalho teve como objetivo descrever a experiência do Centro de Estudos em Psicologia da Saúde (CEPSIC) e da Divisão de Psicologia do ICHC/FMUSP na realização de um programa que visava o atendimento assistencial de indivíduos com vigorexia e usuários de anabolizantes. Após a divulgação houve apenas 12 inscrições, das quais 7 foram feitas por familiares que suspeitavam que algum parente apresentava o problema. A proposta pelo serviço, apesar da extensa divulgação, recebeu pouca repercussão das pacientes. Acredita-se que os usuários de anabolizantes e os indivíduos que apresentam uma imagem corporal distorcida, em sua maioria, não consideram esses comportamentos como disfuncionais.

Palavras-chave : Anabolizantes; Vigorexia; Tratamento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )