SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Acompanhamento de pacientes internados e processos de humanização em hospitais geraisCaracterísticas neurológicas e neuropsicológicas na epilepsia rolândica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SANTICHI, Eliane Cristina et al. Rastreio de sintomas de ansiedade e depressão em mulheres em diferentes etapas do tratamento para o câncer de mama. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 42-67. ISSN 2175-3547.

Objetivo: Avaliar a presença de sintomatologia ansiosa e depressiva em mulheres portadoras de câncer de mama. Método: Estudo descritivo, exploratório, realizado com 27 mulheres em tratamento ambulatorial. Todas foram entrevistadas e avaliadas por meio da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão em diferentes etapas: pós-diagnóstico (n= 9), pós-cirúrgico (n= 8) e em tratamento quimioterápico (n= 10). Resultados: Foi encontrada média de idade de 52,77 anos (DP = 15,11); baixa escolaridade; a maioria era casada e possuía alguma religião. Verificou-se a presença de sintomas ansiosos em 37% (n=10), com frequência maior (66,6%) no grupo pós-diagnóstico. Sintomas depressivos foram verificados nos grupos de pós-diagnóstico (22,2%) e pós-cirúrgico (25%). Conclusão: O câncer de mama ocasiona importante impacto psicológico na vida da mulher e sofrimento emocional, o qual varia a cada etapa do tratamento, havendo necessidade de assistência diferenciada por parte da equipe de saúde e atendimento psicológico durante todo o processo.

Palavras-chave : Neoplasias da mama; Ansiedade; Depressão; Quimioterapia; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )