SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Rastreio de sintomas de ansiedade e depressão em mulheres em diferentes etapas do tratamento para o câncer de mamaAvaliação do desempenho da memória de curto prazo em crianças de escola pública e particular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ZANINOTTO, Ana Luiza Costa  e  HAMAD, Ana Paula. Características neurológicas e neuropsicológicas na epilepsia rolândica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.1, pp. 68-79. ISSN 2175-3547.

A epilepsia rolândica (ER) corresponde de 15 a 25% de todas as epilepsias na infância antes do 15 anos de idade, caracterizada por crises parciais ou generalizadas, que ocorrem normalmente durante o sono ou durante o despertar. Sugere-se que a atividade epileptiforme eletrográfica possa causar deterioração cognitiva pela perturbação da formação das sinapses, assim como as drogas antiepilépticas, que podem ser uma das variáveis que corroboram um pior desempenho neuropsicológico. Apesar de normalmente não haver alterações no quociente intelectual global, essas crianças podem evoluir para dificuldades escolares, distúrbios de linguagem, funções executivas e coordenação motora. Esse artigo de revisão tem como propósito discutir diferentes achados na literatura acerca da evolução desse quadro clínico.

Palavras-chave : Epilepsia rolândica; Drogas antiepilépticas; Cognição; Infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )