SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Crianças como sujeitos na pesquisa: uma revisão integrativaMotivos de encaminhamento à psicologia e a escuta da demanda médica no serviço de imunologia e alergia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

QUINTANA, Jacqueline Feltrin  e  KALIL, Renato A. Karan. Cirurgia cardíaca: manifestações psicológicas do paciente no pré e pós-operatório. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 17-32. ISSN 2175-3547.

O presente estudo consiste em uma revisão sistemática com o propósito de investigar as manifestações emocionais em pacientes que vivenciaram o pré e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Foram revisados 120 artigos, pesquisados nas bases de dados eletrônicos MEDLINE e LILACS, nacionais e internacionais, realizados entre os anos de 1985 a 2009. Com o objetivo de conhecer estudos sobre as manifestações emocionais dos pacientes submetidos à cirurgia cardíaca, no pré e pós-operatório. Dentre os artigos encontrados, foram selecionados 13 resumos que estavam de acordo com os preditores selecionados. O total da amostra foram 866 pacientes que se submeteram à cirurgia cardíaca e que apresentaram manifestações emocionais como ansiedade, depressão, medo e transtorno de estresse pós-traumático.

Palavras-chave : Cirurgia cardíaca; Ansiedade; Depressão; Medo; Estresse pós-traumático.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )