SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Cirurgia cardíaca: manifestações psicológicas do paciente no pré e pós-operatórioEsterilização tubária e representação do feminino: aspectos anteriores à realização da cirurgia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

CATANI, Júlia et al. Motivos de encaminhamento à psicologia e a escuta da demanda médica no serviço de imunologia e alergia. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 33-50. ISSN 2175-3547.

O presente trabalho é o relato da experiência de inserção do psicólogo hospitalar no Serviço de Imunologia e Alergia do ICHC-FMUSP. O objetivo foi investigar alguns itens da ficha de encaminhamento da equipe médica à psicologia e em quais situações os médicos habitualmente encaminham seus pacientes. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo e analítico, a partir da análise de 31 fichas e entrevistas de interconsulta. A investigação revelou maior número de pacientes do sexo feminino, na faixa etária dos 20 aos 55 anos, sendo a rinite alérgica e a asma os diagnósticos mais presentes. Os médicos recorrem ao Serviço de Psicologia quando observam que os seus pacientes apresentam sofrimento psíquico ou quando não há adesão ao tratamento. Notou-se significativa diferença entre o que se escreve e o que é dito pela equipe médica, fato que indica a importância da caracterização da população encaminhada, a compreensão da demanda da equipe e do atuante trabalho de interconsultas.

Palavras-chave : Interconsulta psicológica; Inserção do psicólogo; Psicologia em saúde; Demanda médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )