SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Motivos de encaminhamento à psicologia e a escuta da demanda médica no serviço de imunologia e alergiaCrenças relacionadas à natureza feminina frente à gestação e ao vínculo materno-fetal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

NEPOMUCENO, Renata Carolo et al. Esterilização tubária e representação do feminino: aspectos anteriores à realização da cirurgia. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 51-78. ISSN 2175-3547.

As alterações no discurso sobre a sexualidade possibilitaram às mulheres escolher a maternidade ao invés de tê-la como papel obrigatório. Objetivo: identificar a representação do feminino, verificando as expectativas conscientes e inconscientes de alteração de vida após a cirurgia de laqueadura. Sujeitos: 20 gestantes e 16 homens. Instrumentos: entrevista semidirigida e teste Desenho-Estória com Tema. Observou-se que 20% das mulheres e 19% dos homens acreditavam existir uma mudança corporal; 30% das mulheres e 38% dos homens afirmaram que as mulheres que não podem ter filhos são marginalizadas pela sociedade. O teste projetivo revelou que a representação inconsciente do feminino está diretamente associada à reprodução.

Palavras-chave : Esterilização Tubária; Feminino; Gestação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )