SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Esterilização tubária e representação do feminino: aspectos anteriores à realização da cirurgia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ROCHA, Glauco Heirison dos Santos et al. Crenças relacionadas à natureza feminina frente à gestação e ao vínculo materno-fetal. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2012, vol.10, n.2, pp. 79-94. ISSN 2175-3547.

Introdução: Ao longo de séculos, incontáveis mudanças ocorreram em nossa sociedade e os papéis sociais que antes pareciam bem definidos atrelados ao gênero correspondente, ganharam características fluidas derrubando estereótipos e alguns paradigmas frente à existência de uma suposta natureza da mulher destinada à maternidade. Objetivo: Este trabalho, portanto, teve como objetivo identificar quais eram as crenças existentes no período gestacional relacionadas à natureza feminina frente à maternidade e o vínculo materno-fetal. Método: Trata-se de estudo exploratório descritivo desenvolvido em um hospital Universitário público no Brasil, na cidade de São Paulo, onde foram realizadas 50 entrevistas semiestruturadas com gestantes de alto risco. Resultados: O discurso dessas mulheres pareceu apontar para a possibilidade de escolha em responder ou não ao paradigma imposto pela Natureza. Contudo, a negação a esse legado - o rompimento com o seu aparente destino -, parece fomentar a crença de que essa mulher seria entregue à infelicidade. Respondendo positivamente ao pleito dessa Natureza carregada de paradigmas sociais, entretanto, essas mulheres disseram, em sua maioria, crer numa comunicação direta e bilateral entre elas e seus futuros bebês. Conclusão: À mulher fora deixado, além da crença da chave da promoção da felicidade ou infelicidade - sendo mãe - própria e de outrem, a crença na capacidade de desenvolver um vínculo direto com essa possível fonte de felicidade - seu bebê -, capaz de alterar seu comportamento durante a gestação.

Palavras-chave : Interconsulta psicológica; Inserção do psicólogo; Psicologia em saúde; Demanda médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )