SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Estratégias de enfrentamento utilizadas para parar de fumar após diagnóstico de câncer: dois estudos de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

DOMINGUES, Glaucia Regina et al. A atuação do psicólogo no tratamento de pacientes terminais e seus familiares. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.1, pp. 02-24. ISSN 2175-3547.

A proximidade com a morte pode trazer angústias e minar a capacidade de uma pessoa suportar um diagnóstico irreversível. Este artigo bibliográfico tem como objetivo compreender como o psicólogo pode ajudar o paciente terminal e seus familiares a elaborar os sentimentos decorrentes dessa situação limite. Este estudo, resultado de leituras e reflexões acerca da atuação do psicólogo no tratamento de pacientes terminais, pautou-se pela seguinte problemática: Qual a importância de um profissional de psicologia em situações de luto iminente? Ao término desta investigação percebeu-se que ele é importante, pois atua 1. Na escuta profissional da família e do paciente terminal; 2. Na decifração de respostas do paciente aos familiares; 3. Na educação de expectativas; etc. Constata-se que a tarefa do psicólogo é a de acolhimento e humanização e que o método utilizado é a escuta e a fala que conduz o paciente e a família a novas percepções e sensações.

Palavras-chave : Cuidados paliativos; Pacientes terminais; Psicólogo hospitalar; Tanatologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )