SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Estratégias de enfrentamento utilizadas para parar de fumar após diagnóstico de câncer: dois estudos de casoAtendimento psicológico no pré-natal de alto-risco: a construção de um serviço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

MORETTO, Maria Lívia Tourinho et al. "Cuidando de quem cuida": assistência psicológica ao trabalhador da saúde. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.1, pp. 52-65. ISSN 2175-3547.

O Hospital é uma instituição que tem o objetivo de acolher e cuidar de pessoas. No entanto, este mesmo ambiente é reconhecido como insalubre, penoso e perigoso para trabalhar. Este estudo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos no programa "Cuidando de quem cuida", com relação à causa atribuída pelo colaborador ao sofrimento psíquico. Foram convidados a participar todos os colaboradores não médicos do ICHC-FMUSP. Na primeira etapa compareceram 75 colaboradores e na segunda etapa, 90. As entrevistas foram realizadas por 7 psicólogos devidamente treinados. Constatou-se que 37,6% do total da amostra compreendia a faixa etária de 41 a 50 anos. A principal queixa dizia respeito à ansiedade (26,7%), seguida por conflitos familiares e amorosos (26,1%). Concluiu-se que os colaboradores inscritos voluntariamente no programa demandavam atendimento especificamente em razão das relações pessoais e não em função dos fatores ambientais, tal qual poderia supor-se.

Palavras-chave : Atenção à saúde; Psicologia; Trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )