SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Establishing psychological intervention in high-risk prenatal, outpatient clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

COSTA, Simone Alves Araujo; MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza de  and  SCAFF, Milberto. Atividade física, envelhecimento e o desempenho no teste de fluência verbal categoria animais. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.1, pp. 88-102. ISSN 2175-3547.

A cognição em idosos é caracterizada por um declínio natural e gradual nas suas diversas funções cognitivas. Diversos estudos têm mostrado que a atividade física regular pode contribuir retardando essa perda. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de sujeitos idosos saudáveis engajados em atividade física regular em medida de função executiva - teste de fluência verbal categoria animais. Para isso, 14 sujeitos com idade entre 60 e 85 e 1 a 4 anos de escolaridade foram avaliados através de uma bateria de testes de rastreio - MEEM, HAD, um teste de cognição geral - WAIS-III, uma entrevista semidirigida e o teste de fluência verbal. Sujeitos engajados em atividade física mostraram desempenho melhor na medida de função executiva em comparação com normas propostas para nossa população. Esse resultado está de acordo com outros achados que mostram um efeito positivo da atividade física sobre o funcionamento cognitivo de sujeitos idosos saudáveis.

Keywords : Função executiva; Atividade física; Escolaridade; Idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )