SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Investigação dos estilos de pensamento dos profissionais de assistência à saúde que trabalham em UTIs índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ROCHA, Glauco Heirison dos S. et al. Gestação ectópica: compreensão e crenças a respeito do diagnóstico, tratamento e suas repercussões. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.2, pp. 02-26. ISSN 2175-3547.

A Gravidez Ectópica (GE) é a primeira causa de morte materna no primeiro trimestre da gestação, rompendo com idealizações. Objetivos: Caracterizar a população com GE, avaliar a compreensão e as crenças a respeito do diagnóstico, tratamento e das consequências reprodutivas. Método: Foram entrevistadas 15 mulheres após o diagnóstico de gestação ectópica que se encontravam internadas na enfermaria de Divisão de Clínica Obstétrica de um Hospital Público Universitário no Brasil, na cidade de São Paulo. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada com questionário previamente elaborado. A análise dos dados foi realizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: As entrevistadas estavam, em média, com 5,8 semanas gestacionais e 28,7 anos de idade; 40,0% compreenderam o diagnóstico recebido e, embora 86,7% relate ter risco caso tenham uma nova gestação, 66,7% acreditam que não encontrariam dificuldades para engravidar novamente. Conclusão: Verifica-se a necessidade de um maior cuidado na transmissão das informações médicas, além de assistência psicológica, possibilitando um tratamento de fantasias e crenças.

Palavras-chave : Gestação ectópica; Crenças; Repercussões psicológicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )