SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Gestação ectópica: compreensão e crenças a respeito do diagnóstico, tratamento e suas repercussõesTranstorno alimentar e picacismo na gestação: revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

ASSUNCAO, Bruna et al. Investigação dos estilos de pensamento dos profissionais de assistência à saúde que trabalham em UTIs. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.2, pp. 27-41. ISSN 2175-3547.

Objetivo: avaliar e descrever o estilo de pensamento predominante - racional ou experiencial - entre profissionais que atuam em UTI. Método: Estudo clínico transversal e prospectivo, realizado na UTI de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. O instrumento utilizado nessa pesquisa foi o Inventário de Pensamento Racional versus Experiencial (RVEI-S). Resultados: Houve predomínio da função experiencial (43,5%) entre os profissionais observados. Quando avaliados os diferentes estilos de pensamento nas diversas categorias de profissionais, contatou-se que apenas entre os profissionais médicos foi encontrado equilíbrio entre as duas funções (n= 13; 30,7%).  Conclusão: Os sistemas racional e experiencial são importantes para a execução dos diferentes tipos de tarefas, e talvez por isso o número de profissionais em cada estilo de pensamento reflita as facilidades e dificuldades para lidar com as diferentes tarefas.

Palavras-chave : Pensamento; Profissional de saúde; Unidade de Terapia Intensiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )