SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Investigação dos estilos de pensamento dos profissionais de assistência à saúde que trabalham em UTIsExcelência do atendimento em saúde: a construção de indicadores assistenciais em psicologia hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SANTOS, Amanda Maihara dos et al. Transtorno alimentar e picacismo na gestação: revisão de literatura. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.2, pp. 42-59. ISSN 2175-3547.

Objetivo: Apresentar uma revisão de literatura sobre a presença de transtornos alimentares e picacismo em gestantes. Métodos: Realizou-se pesquisa bibliográfica nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo com as palavras- chave transtornos alimentares e gestação e seus equivalentes em inglês, entre os períodos de setembro de 2007 a setembro de 2013. Foram encontrados 196 manuscritos e selecionados para análise 44 artigos. Resultados: Os artigos analisados foram divididos entre os transtornos alimentares: anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão alimentar periódica e picacismo e separados de acordo com o conteúdo descrito em cada manuscrito. Conclusão: Com base na literatura científica pesquisada, verificou-se uma diversidade de artigos internacionais que estudam o tema transtornos alimentares e gestação, porém dicotômicos em seus resultados. Essa variedade de dados acerca do tema denota a necessidade de se realizar novos estudos que possam assegurar os resultados encontrados e permitir adequação da assistência prestada a estas mulheres.

Palavras-chave : Anorexia nervosa; Bulimia nervosa; Pica; Gestação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )