SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Transtorno alimentar e picacismo na gestação: revisão de literaturaEnvelhecimento e doenças cardiovasculares: depressão e qualidade de vida em idosos atendidos em domicílio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

FERRARI, Solimar; BENUTE, Gláucia Rosana Guerra; SANTOS, Niraldo de Oliveira  e  LUCIA, Mara Cristina Souza de. Excelência do atendimento em saúde: a construção de indicadores assistenciais em psicologia hospitalar. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.2, pp. 60-71. ISSN 2175-3547.

Este estudo objetiva apresentar indicadores para qualidade dos Serviços de Assistência em Psicologia Hospitalar. O método utilizado foi o estudo da série histórica e expressão grupo nominal.  Os resultados apresentam as fórmulas que permitem a construção de indicadores assistenciais utilizando-se uma composição entre a produção realizada e as horas trabalhadas pelo psicólogo. Conclui-se que a dificuldade primária encontrada para o estabelecimento de indicadores e metas é que não existem fórmulas definidas especificamente para o serviço da psicologia, onde a avaliação de sua qualidade é tradicionalmente qualitativa. No entanto, para que haja um eficaz gerenciamento dos processos e resultados é imperativo que o sistema de gestão inclua todos os itens de estabelecimento de indicadores, metas e avaliação crítica de desempenho, proporcionando melhoria contínua da atuação nesta especialidade.

Palavras-chave : Indicadores; Gestão; Psicologia; Processos; Excelência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )