SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Excelência do atendimento em saúde: a construção de indicadores assistenciais em psicologia hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

NEVES, Rafael Trevizoli et al. Envelhecimento e doenças cardiovasculares: depressão e qualidade de vida em idosos atendidos em domicílio. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2013, vol.11, n.2, pp. 72-98. ISSN 2175-3547.

A depressão está relacionada ao aumento de risco de doenças cardiovasculares (DC) em idosos, beneficiados com formas de tratamento que promovam qualidade de vida (QV), como a Assistência Domiciliar (AD). O objetivo do estudo foi identificar a presença e descrever as características da depressão em idosos com DC atendidos em domicílio, avaliar sua QV e a relação entre elas. Para 30 idosos com DC, pacientes de um hospital público, que recebiam AD, foram aplicados: Escala de Depressão Geriátrica (GDS-30), inventário SF-36 e realizadas entrevistas semiestruturadas. Com maioria feminina (73,4%) e idade média de 83,3 anos, 60% dos participantes obtiveram pontuação indicativa de depressão pela GDS, tendo 10% destes, depressão grave. No SF36, o domínio Aspectos Sociais teve maior pontuação média (75,8); as menores pontuações foram para Capacidade Funcional (14,6) e Aspectos Físicos (46,5). O aumento de sintomatologia depressiva apresentou relação com pior pontuação média em todos os domínios de QV, principalmente Aspectos Emocionais, Físicos e Saúde Mental.

Palavras-chave : Doenças cardiovasculares; Assistência domiciliar; Depressão; Qualidade de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )