SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Menopausa, ninho vazio e subjetividade feminina: relato de um atendimento numa enfermariaArrependimento da realização da esterilização tubária em gestação de alto risco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

BRITTO, Mariana Gonçalves d’Afonseca de; SANTOS, Niraldo de Oliveira  e  LUCIA, Mara Cristina Souza de. Evento traumático, fibromialgia e complicações na saúde: um estudo de caso. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.1, pp. 26-48. ISSN 2175-3547.

Introdução: O presente artigo discorre sobre um caso clínico de uma paciente com os diagnósticos de fibromialgia e dor crônica, que procurou, voluntariamente, atendimento psicológico em um hospital de referência na cidade de São Paulo, para tratar de seu quadro doloroso e das consequências da história de abuso sexual ocorrido na infância. Objetivo: Assim, buscou-se investigar como um evento de vida traumático e mal elaborado pode implicar numa repetição de situações dolorosas, podendo estar associado à formação de sintomas corporais. Método: Foram realizadas dez entrevistas clínicas de orientação Psicanalítica, que duravam cerca de 50 minutos, durante um período de quatro meses. Resultados: As entrevistas foram um importante veículo para a exposição da angústia e conflitos da paciente, que associou os eventos de abuso sexual durante a infância ao surgimento e manutenção do quadro doloroso (fibromialgia e dor crônica). Além disso, observou-se a maneira como a paciente chegou até a analista, voluntariamente, o que apontou para um transbordamento de conteúdos que a estavam mobilizando naquele momento. Conclusões: Concluiu-se que o histórico de abuso sexual da paciente pôde gerar implicações na saúde e que ela ocupou durante a vida não somente o lugar de "abusada", mas também de "abusadora" de si mesma, nos momentos quando maltratou seu corpo, por meio da repetição de situações onde ela produziu, numa tentativa inconsciente de elaboração, satisfação pulsional. Foi também possível concluir que as entrevistas psicanalíticas, como método de investigação e tratamento psicanalítico, foram capazes de promover uma ressignificação do mundo interno da paciente e consequente mudança na posição subjetiva e na condição de saúde da mesma.

Palavras-chave : Abuso sexual; Dor crônica; Psicanálise; Entrevista clínica; Psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )