SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Traumatic event, fibromyalgia and health complications: a case studyProcessing speed assessment in a sample of 7- 10 year-olds children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

SANTOS, Amanda Maihara dos et al. Arrependimento da realização da esterilização tubária em gestação de alto risco. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.1, pp. 49-68. ISSN 2175-3547.

Objetivos: Identificar o índice de arrependimento relacionado à realização da cirurgia de esterilização tubária, descrever os aspectos associados ao arrependimento e investigar as alterações que as mulheres acreditam ter ocorrido na vida delas decorrente da realização da cirurgia. Métodos: Estudo prospectivo transversal. Foram convocadas a participar do estudo todas as mulheres que apresentaram gestação de alto risco e que realizaram a cirurgia de esterilização tubária na Clínica de Obstetrícia de hospital universitário entre os anos de 2005 e 2007. Foram convocadas 316 mulheres e 216 pacientes foram incluídas no estudo. Resultados: Das mulheres entrevistadas, 2,8% se arrependeram de ter realizado a cirurgia de esterilização tubária. Constatou-se significância estatística no que diz respeito à dúvida em realizar o procedimento (p<0,01); aos sentimentos despertados a partir da constatação da impossibilidade de gerar (p<0,01) e a média de relacionamento estável (p<0,01). Conclusões: A população pesquisada apresentou graves problemas de saúde, o que explica a taxa de arrependimento inferior à observada na literatura. Para minimizar o arrependimento, sugere-se o trabalho multidisciplinar oferecendo acesso a planejamento familiar, reflexão e questionamentos acerca da escolha realizada.

Keywords : Gravidez; Esterilização tubária; Anticoncepção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )