SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Repentance of the realization of tubal sterilization in high-risk pregnanciesCorrelation between processing speed and attention switching in healthy children aged six years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

EL HAJJ, Simone Alves et al. Avaliação da velocidade de processamento em uma amostra de crianças de 7 a 10 anos com e sem hipótese diagnóstica de TDAH. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.1, pp. 69-85. ISSN 2175-3547.

Comparamos o desempenho de crianças com hipótese diagnóstica de TDAH ao de crianças saudáveis nos testes de velocidade de processamento da Escala de Inteligência Wechsler para crianças, 4ª edição (WISC-IV). Foram selecionadas dezesseis crianças, sendo 8 com hipótese diagnóstica de TDAH (Grupo TDAH) e 8 saudáveis (Grupo controle), de ambos os sexos, com idade entre 7 a 10 anos, provenientes do ensino público da cidade de Itatiba/SP. A velocidade de processamento foi avaliada pelos seguintes testes: Código, Procurar Símbolos e Cancelamento. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os grupos. Concluímos que os resultados examinados por meio da escala SNAP-IV não apresentaram diferença estatística entre os grupos. Futuros estudos poderiam ampliar o número de participantes de modo a equilibrar o número de participantes por faixa etária.

Keywords : Déficit de atenção; Hiperatividade; Velocidade de processamento; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )