SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Processing speed assessment in a sample of 7- 10 year-olds children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

UTSUMI, Daniel Augusto; ZANINOTTO, Ana Luiza Costa; DE LUCIA, Mara Cristina Souza  and  SCAFF, Milberto. Correlação entre velocidade de processamento e atenção alternada em crianças saudáveis de seis anos. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.1, pp. 86-106. ISSN 2175-3547.

O presente estudo investigou a correlação entre a velocidade de processamento (VP) e a atenção alternada em crianças saudáveis de 06 anos de idade, por meio da aplicação de testes psicométricos específicos. Foram avaliadas 28 crianças em curso do 1º Ano do Ensino Fundamental, tanto de escola pública quanto privada e igualmente divididas entre os gêneros. Utilizou-se o teste Matrizes Progressivas Coloridas de Raven; os subtestes do Índice de Velocidade de Processamento (IVP): Código A, Procurar Símbolos A, Cancelamento da escala WISC-IV; e o Teste de Trilhas Coloridas Infantil - forma 2 (TCC2). Os resultados evidenciaram correlação moderada negativa entre o IVP e o TCC2, não havendo diferença significativa entre os gêneros. Diante dos resultados, observou-se que a rapidez de execução em tarefas que avaliam VP se relaciona com redução moderada do desempenho em tarefas de atenção alternada.

Keywords : Velocidade de processamento; Atenção alternada; WISC-IV; Teste de Trilhas Coloridas; Gêneros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )