SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Techniques and practices in psychological care of patients unable to communicate by speech author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

Print version ISSN 1677-7409

Abstract

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes  and  VALLE, Tânia Gracy Martins do. Estratégias de enfrentamento e situações estressoras de profissionais no ambiente hospitalar. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 02-23. ISSN 1677-7409.

A pesquisa teve como objetivo identificar a presença de estresse e descrever situações estressoras e estratégias de enfrentamento relacionadas à atuação de sessenta profissionais que atuam em hospitais, entre eles psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. Os resultados apontaram a presença de estresse em 51,6% dos profissionais da amostra. As três profissões analisadas apresentaram resultados semelhantes na escolha de estratégia de enfrentamento mais e menos utilizadas. A categoria “Comunicação e Relacionamento entre a equipe” foi apontada como a situação mais estressora no trabalho. Portanto, além da necessidade de um treino de controle de estresse, nota-se a importância de programas que visem desenvolver habilidades sociais relacionadas à comunicação e competências de relacionamento interpessoal.

Keywords : Estresse; Saúde ocupacional; Psicólogos; Enfermeiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License