SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Técnicas e práticas psicológicas no atendimento a pacientes impossibilitados de se comunicarem pela fala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes  e  VALLE, Tânia Gracy Martins do. Estratégias de enfrentamento e situações estressoras de profissionais no ambiente hospitalar. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 02-23. ISSN 1677-7409.

A pesquisa teve como objetivo identificar a presença de estresse e descrever situações estressoras e estratégias de enfrentamento relacionadas à atuação de sessenta profissionais que atuam em hospitais, entre eles psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e o Inventário de Estratégias de Coping de Folkman e Lazarus. Os resultados apontaram a presença de estresse em 51,6% dos profissionais da amostra. As três profissões analisadas apresentaram resultados semelhantes na escolha de estratégia de enfrentamento mais e menos utilizadas. A categoria “Comunicação e Relacionamento entre a equipe” foi apontada como a situação mais estressora no trabalho. Portanto, além da necessidade de um treino de controle de estresse, nota-se a importância de programas que visem desenvolver habilidades sociais relacionadas à comunicação e competências de relacionamento interpessoal.

Palavras-chave : Estresse; Saúde ocupacional; Psicólogos; Enfermeiros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License