SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Estratégias de enfrentamento e situações estressoras de profissionais no ambiente hospitalarA gravidez na adolescência na favela Sururu de Capote em Maceió, Alagoas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

ALMEIDA JUNIOR, Wilson Nascimento. Técnicas e práticas psicológicas no atendimento a pacientes impossibilitados de se comunicarem pela fala. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 24-44. ISSN 1677-7409.

Objetivou-se efetuar um levantamento das técnicas e práticas que podem ser adotadas no ambiente hospitalar no que se refere ao atendimento psicológico de pacientes que não podem se comunicar pela fala devido à traqueostomia ou entubamento. Ambos os procedimentos citados auxiliam pacientes especialmente internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIS), dentre outros, na respiração e ingestão de alimentos e medicamentos, entretanto, dificultam ou acometem o paciente de afasia. Buscou-se, por intermédio do levantamento bibliográfico, averiguar de que maneira o atendimento psicológico poderia acontecer para estes pacientes concluindo-se que é possível ao psicólogo adaptar diversas técnicas, principalmente lançando mão de criatividade e trabalhando de maneira multi e interdisciplinar.

Palavras-chave : Traqueostomia; Atendimento psicológico; Técnicas adaptativas; UTI.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License