SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Techniques and practices in psychological care of patients unable to communicate by speechNonagenarian aging perceptions and implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

Print version ISSN 1677-7409

Abstract

SANTOS, Niraldo de Oliveira et al. A gravidez na adolescência na favela Sururu de Capote em Maceió, Alagoas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 45-64. ISSN 1677-7409.

Na capital do estado de Alagoas, Maceió, 30,6% das mães são adolescentes. Objetivo: Estudar o fenômeno da gravidez na adolescência na favela Sururu de Capote, em Maceió. Método: Entrevistas semidirigidas com 80 gestantes com idade entre 10 e 19 anos e 11 meses. Resultados: Média de idade de 16,92 anos; média de filhos foi 1,63; e de idade na iniciação sexual 14,01 anos. O uso de anticoncepcional foi referido por 45% delas, sendo que 82,5% referiram conhecer os riscos de engravidar. Constatou-se que as gestantes cuja avó, mãe e alguma irmã apresentaram gravidez na adolescência apresentaram maior probabilidade de ter intenção de engravidar (p=0,005). Conclusão: A gestação na adolescência mostrou-se intimamente relacionada a aspectos sociais, com ênfase no status conferido pela maternidade, repetindo o ciclo já trilhado pelas mulheres da família.

Keywords : Gestação; Adolescência; Comportamento adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License