SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Técnicas e práticas psicológicas no atendimento a pacientes impossibilitados de se comunicarem pela falaSer nonagenário: a percepção do envelhecimento e suas implicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

SANTOS, Niraldo de Oliveira et al. A gravidez na adolescência na favela Sururu de Capote em Maceió, Alagoas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 45-64. ISSN 1677-7409.

Na capital do estado de Alagoas, Maceió, 30,6% das mães são adolescentes. Objetivo: Estudar o fenômeno da gravidez na adolescência na favela Sururu de Capote, em Maceió. Método: Entrevistas semidirigidas com 80 gestantes com idade entre 10 e 19 anos e 11 meses. Resultados: Média de idade de 16,92 anos; média de filhos foi 1,63; e de idade na iniciação sexual 14,01 anos. O uso de anticoncepcional foi referido por 45% delas, sendo que 82,5% referiram conhecer os riscos de engravidar. Constatou-se que as gestantes cuja avó, mãe e alguma irmã apresentaram gravidez na adolescência apresentaram maior probabilidade de ter intenção de engravidar (p=0,005). Conclusão: A gestação na adolescência mostrou-se intimamente relacionada a aspectos sociais, com ênfase no status conferido pela maternidade, repetindo o ciclo já trilhado pelas mulheres da família.

Palavras-chave : Gestação; Adolescência; Comportamento adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License