SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Teenage pregnancy in the Sururu de Capote slums, in Maceió, AlagoasThe RIME intervention as a resource for the well-being of patients ostomates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

Print version ISSN 1677-7409

Abstract

MURAKAMI, Emy et al. Ser nonagenário: a percepção do envelhecimento e suas implicações. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 65-82. ISSN 1677-7409.

Objetivo: Este estudo se propõe descrever a percepção auto-referida do que é ser nonagenário, investigando as representações sociais do envelhecimento. Método: A amostra deste estudo foi probabilística por conveniência. Foram entrevistados 15 idosos provenientes do Ambulatório de Nonagenários do Serviço de Geriatria de hospital universitário. A análise qualitativa foi realizada por meio da proposta de Lefrèvre Análise do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: Foram encontrados nove eixos de ideias centrais em que se descrevem os discursos: O idoso; o melhor da vida; o pior nesta fase da vida; mudanças; saúde; relacionamentos; sexualidade; alterar o passado e qualidade de vida. Conclusão: As representações sociais pelos nonagenários quanto ao que é ser idoso está associada à saúde física e mental, convívio familiar, lazer, perdas e limitações físicas.

Keywords : Psicologia; Envelhecimento; Representação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License