SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Ser nonagenário: a percepção do envelhecimento e suas implicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

RIBEIRO, Roberta Oliveira Barbosa et al. A intervenção RIME como recurso para o bem-estar de pacientes ostomizados. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2014, vol.12, n.2, pp. 83-102. ISSN 1677-7409.

Estudo de campo quanti-qualitativo, exploratório e prospectivo realizado objetivando avaliar e discutir a eficácia da Intervenção Terapêutica “Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade” (RIME), frente ao bem-estar, em grupo de pacientes em pós-operatório mediato em uso de ostomia intestinal. Participaram 21 pacientes, todos submetidos à Escala Visual Analógica (EVA) de Bem-Estar antes e depois da RIME, o valor médio respectivo da EVA foi 3,33 e 1,38. Os resultados frente ao questionamento de como se sentiram emocionalmente diante da cirurgia e após a Intervenção RIME, surgiram as seguintes unidades de contexto: sentimento, emoção, sensação e expectativa de ação, que gerou 4 categorias distintas que representaram a transformação referente ao bem-estar psíquico. Conclui-se que a RIME foi a única variável que apresentou significância estatística, o que nos leva a afirmar que ela contribuiu para a melhoria do bem-estar emocional dos pacientes ostomizados.

Palavras-chave : Espiritualidade; Comunicação; Imagens (Psicoterapia); Psicoterapia Breve; Medicina Psicossomática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License