SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The hospitalized patient in the light of the theory cognitive-behavioral author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

Print version ISSN 1677-7409

Abstract

HARTMANN, Silvana Pinto  and  WAGNER, Gabriela Peretti. Instrumentos de avaliação do delirium em unidades de terapia intensiva: uma revisão sistemática da literatura. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.1, pp. 02-18. ISSN 1677-7409.

O objetivo deste estudo consistiu em investigar que ferramentas os profissionais da saúde têm utilizado na avaliação do delirium em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O método desse estudo foi o da revisão sistemática da literatura, com busca nas bases eletrônicas de dados dos bancos da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), do PsycINFO, do Scopus e do Pubmed, utilizando-se dos seguintes descritores e suas combinações nas línguas portuguesa e inglesa: Delirium, Avaliação, Diagnóstico e “Unidades de Terapia Intensiva”. Através da análise dos 32 estudos selecionados, evidencia-se que o Confusion Assessment Method in Intensive Care Unit (CAM-ICU) é o método mais citado nas pesquisas, sendo uma ferramenta validada com alta sensibilidade e especificidade para diagnosticar o delirium em pacientes críticos. Observou-se que o delirium é avaliado principalmente por médicos e enfermeiros.

Keywords : Delirium; Avaliação; Unidades de Terapia Intensiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License