SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Instrumentos de avaliação do delirium em unidades de terapia intensiva: uma revisão sistemática da literaturaVivências emocionais e perspectivas de futuro em mulheres com câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

SOUSA, Mariana Effting de; SCHERER, Alessandra D’ Avila; RAMOS, Flavia Lisboa  e  BAIAO, Vera Baumgarten Ulysséa. O paciente hospitalizado à luz da teoria cognitivo-comportamental. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.1, pp. 19-41. ISSN 1677-7409.

O presente artigo objetivou identificar as cognições, emoções e comportamentos que emergem no processo de hospitalização, apresentados pelos pacientes internados no hospital geral à luz da Teoria Cognitivo-Comportamental. Como instrumento de investigação, foi realizada entrevista semiestruturada, referente ao adoecimento e à hospitalização. Participaram da pesquisa sete pacientes hospitalizados, num Hospital Geral da cidade de Florianópolis/SC. Os resultados indicam que a distorção cognitiva caracterizada como catastrofização é a mais frequente entre os pacientes hospitalizados. Com relação às emoções apresentadas constatou-se que tristeza e ansiedade estão relacionadas tanto ao momento do diagnóstico, quanto no transcorrer da hospitalização. Ao referirem-se às estratégias de enfrentamento focalizadas no problema destacou-se refletir sobre a doença e cooperar com a equipe de saúde, já as focalizadas na emoção, buscar por suporte familiar e suporte religioso.

Palavras-chave : Psicologia; Hospitalização; Cognição; Emoções; Comportamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License