SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1The hospitalized patient in the light of the theory cognitive-behavioralThe process of mourning for the loss of a son in an elderly caregiver of a chronic patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

Print version ISSN 1677-7409

Abstract

FERREIRA, Vanessa dos Santos et al. Vivências emocionais e perspectivas de futuro em mulheres com câncer de mama. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.1, pp. 42-63. ISSN 1677-7409.

O presente estudo investigou as vivências emocionais e as perspectivas de futuro de mulheres em tratamento para o câncer de mama. O delineamento utilizado foi qualitativo exploratório. Participaram nove mulheres com idade entre 39 a 64 anos com diferentes níveis de estadiamento da doença. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas. Os resultados mostraram que as vivências emocionais e as perspectivas de futuro das pacientes estão fortemente relacionadas com a qualidade da informação que recebem no diagnóstico. Além disso, a forma de comunicação da equipe de saúde com as pacientes ao longo do tratamento foram importantes para o estabelecimento de vínculo afetivo, confiança e o desejo de perspectiva de futuro. Mesmo com as intensas repercussões físicas e emocionais que o adoecimento e o tratamento do câncer de mama proporcionam, observa-se a existência de expectativas positivas em relação ao futuro.

Keywords : Câncer de mama; Enfrentamento; Psico-oncologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License