SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1O paciente hospitalizado à luz da teoria cognitivo-comportamentalO processo de luto pela perda de um filho em uma idosa cuidadora de um paciente crônico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

FERREIRA, Vanessa dos Santos et al. Vivências emocionais e perspectivas de futuro em mulheres com câncer de mama. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.1, pp. 42-63. ISSN 1677-7409.

O presente estudo investigou as vivências emocionais e as perspectivas de futuro de mulheres em tratamento para o câncer de mama. O delineamento utilizado foi qualitativo exploratório. Participaram nove mulheres com idade entre 39 a 64 anos com diferentes níveis de estadiamento da doença. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e transcritas. Os resultados mostraram que as vivências emocionais e as perspectivas de futuro das pacientes estão fortemente relacionadas com a qualidade da informação que recebem no diagnóstico. Além disso, a forma de comunicação da equipe de saúde com as pacientes ao longo do tratamento foram importantes para o estabelecimento de vínculo afetivo, confiança e o desejo de perspectiva de futuro. Mesmo com as intensas repercussões físicas e emocionais que o adoecimento e o tratamento do câncer de mama proporcionam, observa-se a existência de expectativas positivas em relação ao futuro.

Palavras-chave : Câncer de mama; Enfrentamento; Psico-oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License