SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vivências emocionais e perspectivas de futuro em mulheres com câncer de mamaEfeitos da estimulação elétrica transcraniana na performance de tarefas executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

GOMES, Simone Santana et al. O processo de luto pela perda de um filho em uma idosa cuidadora de um paciente crônico. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.1, pp. 64-90. ISSN 1677-7409.

Este estudo de caso teve como objetivo a compreensão do processo de luto pela perda de um filho numa idosa cuidadora de um paciente crônico. Foram realizadas 16 sessões de psicoterapia breve no domicílio. Compreendeu-se o luto como um processo permeado de dor e apego, especialmente devido ao intenso vínculo estabelecido entre mãe e filho, falta de representação para esse tipo de perda e ocorrência da situação em meio às perdas do envelhecimento. Constatou-se que o processo de luto não tem tempo definido e que a sua não elaboração não acarreta, necessariamente, a melancolia. O seu trabalho, na circunstância da perda de um filho, pode ser lento e parcial, ainda mais quando essa ocorre de forma abrupta. Verificou-se a função de cuidadora como fator positivo nesse processo e a psicoterapia como possível auxílio na nomeação dessa perda inominável, principalmente frente às exigências sociais de combate à tristeza na atualidade.

Palavras-chave : Luto; Idoso; Cuidadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License