SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Alterações cognitivas no período gestacional: uma revisão de literaturaOrtorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo: qual a relação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

COUTINHO, Maria Lúcia Rosa  e  SCHERER, Alessandra d’ Avila. Imagem corporal de pacientes renais crônicos transplantados. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.2, pp. 24-46. ISSN 1677-7409.

O presente estudo trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, com o objetivo de analisar a percepção de pacientes renais crônicos transplantados há pelo menos cinco anos, acerca de sua imagem corporal. Os resultados foram analisados por meio da Análise Temática do Conteúdo, de Bardin. Foi constatada a presença de imagem corporal negativa após o transplante decorrente dos efeitos colaterais da medicação imunossupressora, entretanto, verificou-se melhora da qualidade de vida dos entrevistados. Estes vivenciaram sentimentos de tristeza, inferioridade e medo antes do transplante, assim como sentimentos de esperança e felicidade por se perceberem livres da hemodiálise após o procedimento. A preocupação com a estética antes do transplante também foi constatada, porém, sem os cuidados relacionados à prevenção e/ou manutenção da saúde por meio de exames periódicos, o que possivelmente possibilitou, em alguns casos, a doença renal crônica desenvolver-se de maneira silenciosa.

Palavras-chave : Câncer de mama; Enfrentamento; Psico-oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License