SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Imagem corporal de pacientes renais crônicos transplantadosComportamento suicida: percepções e práticas de cuidado? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

SILVEIRA JR, Luiz Alberto da Silva et al. Ortorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo: qual a relação?. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.2, pp. 47-63. ISSN 1677-7409.

A Ortorexia nervosa é uma perturbação alimentar caracterizada por uma dieta restrita a alimentos considerados puros, saudáveis e naturais. É uma desordem alimentar ligada aos sintomas obsessivo-compulsivos. Este artigo objetiva expor, através de uma revisão bibliográfica, evidências que relacionem a Ortorexia Nervosa ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Para tanto, buscou-se por publicações científicas relacionadas ao tema entre 1997 e 2014, nas bases de dados Lilacs, Scielo, BVS-Psi e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave “Ortorexia Nervosa, Comorbidade, Espectro, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Transtornos Alimentares”. O tema ainda é pouco explorado, existindo controvérsias sobre diagnóstico e classificação. Não foram encontrados estudos experimentais que demonstrem a relação direta entre Ortorexia Nervosa e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo. Porém, alguns autores defendem a inclusão da Ortorexia e transtornos alimentares nos espectros obsessivo-compulsivos. Salienta-se necessidade de estudos subsequentes sobre o tema, pois a relação entre transtornos interferem em seus diagnósticos, prognósticos e na elaboração de estratégias terapêuticas.

Palavras-chave : Ortorexia Nervosa; Comorbidade; Espectro; Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Transtornos Alimentares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License