SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Ortorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo: qual a relação?Repercussões psicológicas do isolamento de contato: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão impressa ISSN 1677-7409

Resumo

GONCALVES, Patrícia Ivanca de Espíndola; SILVA, Roseane Amorim da  e  FERREIRA, Lindair Araújo. Comportamento suicida: percepções e práticas de cuidado?. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2015, vol.13, n.2, pp. 64-87. ISSN 1677-7409.

Este estudo buscou investigar as percepções de profissionais que atuam na emergência do Hospital Regional do Agreste Pernambucano sobre comportamento suicida e a relação destas com as práticas de cuidado. A pesquisa é qualitativa, realizada observação com registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo, na qual participaram nove profissionais de saúde. Observou-se uma relação entre a percepção que os/as profissionais possuem sobre o comportamento suicida e as práticas desempenhadas por eles/as, uma vez que, ao relatarem a compreensão acerca do fenômeno estudado, apresentaram lacunas teóricas/técnicas que fazem com que as práticas de cuidado costumem centrar-se em aspectos biológicos e curativos. O estudo ressalta a importância de ações de educação permanente na unidade hospitalar que contribuam para a compreensão dos fatores relacionados ao comportamento suicida e as práticas de cuidado.

Palavras-chave : Suicídio; Tentativas de Suicídio; Serviço Hospitalar de Emergência; Profissional da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License