SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Mental health reformulation: involved professional experience in the implantation of comprehensive care beds author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

REIS, José de Arimatéia Rodrigues et al. Prática e inserção do psicólogo em instituições hospitalares no Brasil: revisão da literatura. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 2-26. ISSN 2175-3547.

Encontra-se neste texto uma revisão crítica de literatura sobre a prática do psicólogo em hospitais no Brasil. Fez-se um mapeamento de artigos indexados na área de Psicologia, publicados em português em periódicos nacionais e internacionais entre 2009 e 2013, com autoria de psicólogos brasileiros. Foram encontrados dezesseis (16) artigos, divididos em três (03) categorias: I) Reflexões e estudos teórico-críticos. II) Pesquisas com profissionais psicólogos. III) Relatos de experiência e/ou sistematizações da prática hospitalar. Os resultados apontam uma área promissora de atuação do psicólogo não vista em outros países e em franca evolução, pela qualidade das publicações. Na abordagem dos temas em psicologia hospitalar, transparecem a renovação profissional em curso, com modelos mais dinâmicos unindo-se ao tradicional atendimento em leito no hospital, necessidades de ajustes da formação acadêmica na graduação e a exigência de sistematização das práticas psicológicas voltadas à atenção integral à saúde e à humanização do cuidado.

Keywords : Psicologia em Saúde; Prática Profissional; Revisão de Literatura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License