SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Practice and insertion of psychologists in hospitals in Brazil: a literature reviewSocial support among hospitalized children’s companions on a hematopedriatric unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

BURGOS, Mirelle Silva; CARVALHO, Janne Freitas de  and  CHAGAS, Wanessa Alessandra Braga. Reformul(ação) da saúde mental: experiência de profissionais implicados na implantação de leitos de atenção integral. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 27-52. ISSN 2175-3547.

Na conjuntura atual, os serviços destinados ao acolhimento da saúde mental vêm sofrendo diferentes transformações, rompendo com o modelo hospitalocêntrico. Buscou-se, com esta pesquisa, investigar como diferentes profissionais de saúde compreendem a implantação dos leitos integrais em um hospital da cidade de Garanhuns/PE. Neste sentido, problematizar a implantação de leitos integrais, a partir de seus atores, torna-se relevante visto que a Rede de Atenção Psicossocial possibilita assistência humanizada, de acordo com o que é preconizado na lei. Participaram desta pesquisa profissionais de saúde de diversas categorias, a saber: enfermeiro, médico, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e técnico de enfermagem. Tendo como base um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas abertas, através de uma pergunta disparadora. Os entrevistados apontaram como os caminhos estão sendo trilhados para efetivação dos leitos de atenção integral e os modos de enfrentamento das problemáticas surgidas nesse contexto.

Keywords : Saúde Mental; Leitos Integrais; Hospital Geral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License