SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Reformul(ação) da saúde mental: experiência de profissionais implicados na implantação de leitos de atenção integralComunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

KOZAN, Lila; WANDERBROOCKE, Ana Claudia N.S.  e  POLLI, Gislei Mocelin. Apoio social entre acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma unidade de hematopediatria. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 53-78. ISSN 2175-3547.

O apoio social é um processo recíproco em relação a qualquer informação ou suporte oferecido a pessoas, implicando um efeito positivo para o receptor. O presente estudo objetivou caracterizar o apoio social entre acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma unidade de hematopediatria e refletir sobre as possibilidades que as equipes multiprofissionais têm de incentivar o apoio social entre acompanhantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual foram entrevistadas 20 acompanhantes de crianças hospitalizadas com câncer. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados por meio de análise de conteúdo que resultou em quatro categorias de análise: tipos de apoio social, efeitos do apoio, aspectos facilitadores e aspectos dificultadores do apoio. Os dados mostraram que a troca de apoio foi um importante instrumento de enfrentamento, amenizando o sofrimento durante a hospitalização e o tratamento da criança.

Palavras-chave : Apoio Social; Acompanhantes; Câncer infantil; Hospitalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License