SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Social support among hospitalized children’s companions on a hematopedriatric unitRole of the psychologist hospital in chronic renal failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

YAMAURA, Luciana Parisi Martins  and  VERONEZ, Fulvia de Souza. Comunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervenção. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 78-93. ISSN 2175-3547.

Culturalmente, a comunicação da morte tem sido representada de maneiras diversas, o que parece originar consequências na organização de recursos para lidar com as perdas, principalmente pelas crianças. A presente pesquisa teve como objetivo levantar dados a respeito da comunicação sobre a morte para crianças e identificar estratégias utilizadas e recomendadas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com análise minuciosa de publicações científicas que tratam o assunto. De uma forma geral, recomenda-se a utilização de um diálogo franco e claro, através de informações verdadeiras e honestas, promovendo-se a inserção e a construção do conceito de morte, como algo natural, desde o início da infância, com um comunicador aberto para esclarecimentos de dúvidas e uma escuta sensível, que favoreça a expressão dos diversos sentimentos que acometem uma criança nesta situação. Esta interação deve ser revestida de algumas estratégias e cuidados básicos, respeitando-se as capacidades cognitivas e emocionais da criança.

Keywords : Comunicação; Morte; Crianças; Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License