SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Apoio social entre acompanhantes de crianças hospitalizadas em uma unidade de hematopediatriaAtuação do psicólogo hospitalar na insuficiência renal crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

YAMAURA, Luciana Parisi Martins  e  VERONEZ, Fulvia de Souza. Comunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervenção. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 78-93. ISSN 2175-3547.

Culturalmente, a comunicação da morte tem sido representada de maneiras diversas, o que parece originar consequências na organização de recursos para lidar com as perdas, principalmente pelas crianças. A presente pesquisa teve como objetivo levantar dados a respeito da comunicação sobre a morte para crianças e identificar estratégias utilizadas e recomendadas. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática com análise minuciosa de publicações científicas que tratam o assunto. De uma forma geral, recomenda-se a utilização de um diálogo franco e claro, através de informações verdadeiras e honestas, promovendo-se a inserção e a construção do conceito de morte, como algo natural, desde o início da infância, com um comunicador aberto para esclarecimentos de dúvidas e uma escuta sensível, que favoreça a expressão dos diversos sentimentos que acometem uma criança nesta situação. Esta interação deve ser revestida de algumas estratégias e cuidados básicos, respeitando-se as capacidades cognitivas e emocionais da criança.

Palavras-chave : Comunicação; Morte; Crianças; Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License