SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Communication on death for children: intervention strategiesUsing the Brazilian version of the ways of coping questionnaire in researches of health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia Hospitalar

On-line version ISSN 2175-3547

Abstract

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; CALLEGARI, Bianca  and  SCHIAVON, Vanessa. Atuação do psicólogo hospitalar na insuficiência renal crônica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 94-116. ISSN 2175-3547.

Os objetivos do presente artigo foram de identificar e analisar a produção científica nacional sobre a insuficiência renal crônica e a perspectiva da atuação do psicólogo hospitalar. Para tanto, procedeu-se uma busca nas bases: BVS, Scientific Eletronic Library Online, Google Acadêmico e livros. Inicialmente não foram encontrados artigos. Assim, recorreu-se a buscas no banco de teses e dissertações da CAPES a partir dos descritores “psicologia hospitalar” e “doença renal crônica”, onde foram encontrados 282 registros. Após uma busca avançada foram encontradas seis dissertações e uma tese. Dos resultados encontrados, foram selecionadas seis dissertações. Os resultados permitiram uma reflexão sobre o impacto da doença/tratamento. Constatou-se que o psicólogo em conjunto com equipe multidisciplinar e o apoio familiar são bases para o fortalecimento e reestruturação do paciente, auxiliando no enfrentamento da doença.

Keywords : Psicologia Hospitalar; Insuficiência Renal Crônica; Hemodiálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License