SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Comunicação sobre a morte para crianças: estratégias de intervençãoUtilização da versão brasileira do inventário de estratégias de coping em pesquisas da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

MATURANA, Ana Paula Pacheco Moraes; CALLEGARI, Bianca  e  SCHIAVON, Vanessa. Atuação do psicólogo hospitalar na insuficiência renal crônica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 94-116. ISSN 2175-3547.

Os objetivos do presente artigo foram de identificar e analisar a produção científica nacional sobre a insuficiência renal crônica e a perspectiva da atuação do psicólogo hospitalar. Para tanto, procedeu-se uma busca nas bases: BVS, Scientific Eletronic Library Online, Google Acadêmico e livros. Inicialmente não foram encontrados artigos. Assim, recorreu-se a buscas no banco de teses e dissertações da CAPES a partir dos descritores “psicologia hospitalar” e “doença renal crônica”, onde foram encontrados 282 registros. Após uma busca avançada foram encontradas seis dissertações e uma tese. Dos resultados encontrados, foram selecionadas seis dissertações. Os resultados permitiram uma reflexão sobre o impacto da doença/tratamento. Constatou-se que o psicólogo em conjunto com equipe multidisciplinar e o apoio familiar são bases para o fortalecimento e reestruturação do paciente, auxiliando no enfrentamento da doença.

Palavras-chave : Psicologia Hospitalar; Insuficiência Renal Crônica; Hemodiálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License