SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Atuação do psicólogo hospitalar na insuficiência renal crônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

SAVOIA, Mariângela Gentil  e  AMADERA, Ricardo Daud. Utilização da versão brasileira do inventário de estratégias de coping em pesquisas da área da saúde. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2016, vol.14, n.1, pp. 117-138. ISSN 2175-3547.

O inventário de Estratégias de Coping criado por Folkman e Lazarus em 1984 avalia pensamentos e ações que as pessoas utilizam para lidar com demandas internas ou externas de um evento estressante específico. Este Inventário foi adaptado e validado para a língua portuguesa. O objetivo do presente estudo é verificar as áreas em que esta adaptação vem sendo utilizada. Foi realizada uma revisão da literatura das pesquisas em que a versão brasileira do Inventário foi utilizada como instrumento de coleta de dados. Foram incluídos 92 estudos e avaliados 8291 sujeitos. O Inventário de Estratégias de Coping foi utilizado no Brasil em muitas pesquisas relacionadas ao estresse e coping nos mais diferentes segmentos da saúde. Foi usado também em pesquisas com foco no estresse de algumas profissões. Desta forma, já foi aplicado a um número expressivo de sujeitos, consolidando-se como um dos instrumentos mais adotados nas pesquisas brasileiras sobre coping.

Palavras-chave : Estratégias de Enfrentamento; Estresse; Instrumento de Pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License